Criptomoedas estão aqui para ficar

Criptomoedas estão aqui para ficar

Grandes empresas e até governos estão adotando aplicações alternativas da tecnologia de criptomoeda.

A criptomoeda bitcoin foi criada em 2009 [Reuters]
A criptomoeda bitcoin foi criada em 2009
Desde o final do ano passado, as pessoas ficaram perplexas com a ascensão meteórica no valor do bitcoin , o pai de todas as criptomoedas. A moeda digital começou em 2017 com um valor em torno de US $ 800, mas, até o final do ano, foi provavelmente o investimento de maior desempenho quequalquer um poderia ter feito, já que chegou a incríveis US $ 19.783 em dezembro. Esses ganhos são suficientes para deixar os tubarões de Wall Street, mais abastados, tontos de alegria.
No entanto, por outro lado, tem havido muita preocupação recentemente de que as criptomoedas podem ser uma bolha que pode estourar a qualquer momento, derrubando a sorte de muitos investidores em potencial e deixando os mercados em dificuldades. Em 17 de janeiro, o valor do bitcoin caiu pela metade à  medida que os contratos futuros da criptomoeda expiraram, enviando ondas de choque para o mercado de criptografia que atingiu até mesmo as "moedas-alt" de melhor desempenho, como ethereum e ripple.
Embora o papel central do bitcoin no mercado de criptografia seja inegável, é possível que ele esteja em sua própria bolha especulativadentro do mercado maior, que contém moedas alternativas mais estáveis. Se a bolha do bitcoin explodisse, inevitavelmente escalonaria o mercado de US $ 700 bilhões , já que ocupa cerca de um terço dele. Além disso, muitas bolsas usam o bitcoin para comprar e vender outras moedas criptografadas ou convertê-las de volta em fiat. Mas os investidores estão agora diversificando seus portfólios comprando outras moedas criptografadas, possivelmente mais estáveis, que poderiam absorver quaisquer golpes que possam abalar o pilar do bitcoin.
Mas o que torna essas outras criptomoedas diferentes das bitcoins? Eles não são apenas outros bitcoins, apenas portadores de nomes diferentes? A resposta para isso está na tecnologia usada para validar as transações de bitcoin, conhecidas como blockchain.

Blockchain como um serviço

Como redes peer-to-peer (P2P) onde pessoas não identificadas carregam e baixam músicas e filmes, o blockchain depende de uma crescente comunidade de pessoas e instituições online. Esses pares executam o software bitcoin para verificar as transações de bitcoin, independentemente de qualquer banco ou tesouraria. Toda vez que as pessoas trocam bitcoin online, toda a rede é atualizada com as novas informações, criando novos "blocos", ou seja, longas cadeias de dados para os computadores resolverem.
Em sua forma mais simples, um blockchain é "um livro aberto distribuído  que pode registrar transações entre as partes rapidamente de maneira verificável e permanente". Como os dados mantidos em um blockchain são descentralizados e imutáveis, ele cria confiança de que "o que você vê, é o que obtém", já que qualquer alteração retroativa na cadeia será imediatamente óbvia.
Essa tecnologia se presta a transações comerciais e à manutenção de registros verificáveis. Também pode ser uma visão do futuro, à medida que mais e mais empresas estão adotando a tecnologia, trazendo-a para o mainstream. Enquanto a atual onda de criptografia é vista como um empreendimento "nerds only", empresas e até mesmo governos ao redor do mundo estão acordando para suas possíveis aplicações, com a grande empresa de transporte Maersk e a IBM anunciando no começo do mês que eles criarão suas próprias blockchain. .
Até mesmo a Disney desenvolveu seu próprio blockchain privado em 2015, que agora evoluiu para dragonchain , um novo concorrente para o número dois da criptomoeda, ethereum.
Da mesma forma, o governo chinês - que é notoriamente rígido em criptomoedas - se uniu a uma empresa pouco conhecida, mas promissora, chamada VeChain . A empresa é especializada em tecnologias de autenticação e verificação, permitindo que os vendedores usem seu blockchain para garantir aos seus clientes que estão comprando o que estão pagando. Por exemplo, um carro pode ser rastreado desde a produção de suas peças e onde foi montado, até os impostos, vendas e quaisquer revendas do carro. Também tem implicações para os padrões éticos, já que o blockchain pode verificar o trabalho usado para produzir bens e o pagamento por esse trabalho.
Os governos também podem acompanhar as empresas e quanto os impostos devem pagar. Como o CEO da VeChain, Sunny Lu, me disse em um recente evento blockchain em Londres, os governos têm vários departamentos e cada um interage com inúmeras partes interessadas, sejam contribuintes ou contratados. Usando o blockchain, os governos podem não apenas garantir que registros precisos sejam mantidos, mas que sempre haverá uma trilha de auditoria clara que tornaria mais difícil a corrupção escapar pelas brechas.

Criptomoedas e blockchain estão aqui para ficar

Embora isso possa soar como uma notícia sem graça que se pode encontrar em um jornal financeiro, suas implicações para as pessoas comuns são grandes. Com blockchains, coisas tão mundanas quanto registros médicos, documentos de identidade e até mesmo qualificações e credenciais poderiam ser armazenadas e verificadas facilmente, descartando-se muito da rotina diária de lidar com os sistemas burocráticos da vida moderna e permitindo que os empregadores fizessem isso. Certifique-se de que o currículo de uma pessoa, por exemplo, não seja apenas uma história fantasiosa feita sob medida para conseguir um emprego.
Devido às criptomoedas serem usadas como tokens descentralizados para executar transações em blockchains, e considerando que os governos e corporações estão fazendo parcerias com esses desenvolvedores de blockchain que realmente fornecem um serviço, os investidores vêem valor na compra de outras criptomoedas.
Ao contrário do bitcoin, blockchain como um serviço que é diretamente aplicável às nossas vidas diárias é improvável que simplesmente colapso, especialmente considerando a sua adoção por grandes players que claramente vêem um futuro para a tecnologia.
Investir em criptomoedas que fazem parte de um ecossistema de serviços, em vez de oferecer apenas tokens etéreos que não têm valor real e fundamental, pode ser o novo estoque e ações, à medida que as blockchains deixam de ser percebidas como "apenas uma moda passageira". tecnologia em que todos confiamos em nossas vidas cotidianas.
As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a posição editorial da Al Jazeera.
O que está por trás do aumento de valor do bitcoin?
HISTÓRIA INTERNA
O que está por trás do aumento de valor do bitcoin?

Fonte: https://www.aljazeera.com/indepth/opinion/cryptocurrencies-stay-bitcoin-blckchain-180201085633760.html

Comentários

Postagens mais visitadas